Quatro municípios gaúchos são pré-selecionados para receber cursos de Medicina

04/12/2013

Quatro municípios gaúchos são pré-selecionados para receber cursos de Medicina

Iniciativa do programa Mais Médicos para aumentar o número de vagas de graduação, 42 municípios estão pré-selecionados no país para receber novos cursos privados de Medicina. A lista, que inclui quatro cidades gaúchas — Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo —, foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira.

A expectativa é de que sejam criadas aproximadamente três mil vagas nos cursos. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, não há previsão para que os cursos comecem a funcionar, já que o processo depende de outros editais.

O Rio Grande do Sul está entre os Estados que mais receberam habilitações, atrás de São Paulo, com 16 municípios pré-selecionados, e Bahia, com seis cidades. Minas Gerais aparece empatado com o RS, com quatro.

Na próxima etapa, os municípios pré-selecionados receberão visitas de uma comissão de especialistas que devem verificar a estrutura dos equipamentos públicos e os programas de saúde existentes.

De acordo com o MEC, mais de 200 prefeituras acessaram o sistema de inscrição. Dessas, 154 finalizaram formalmente o processo e encaminharam a documentação à análise do ministério, que deferiu 42 propostas. Estão representados 13 Estados das cinco regiões do país.

Fonte: Zero Hora